Pesquisa científica é a aplicação prática de uma série de processos metodológicos de investigação utilizados por pesquisadores para o desenvolvimento de seu estudo.
Diferentemente da pesquisa de rotina, a pesquisa científica requer uma investigação apurada e precisa ser escrita e alinhada de acordo com as normas técnicas vigentes.
Por ser um processo complexo, o pesquisador precisa cumprir etapas como: definição da linha de pesquisa, definição da metodologia, apuração do assunto, busca por informações em fontes fidedignas, definição e leitura de bibliografia – com obras e autores considerados referência no assunto – e, por fim, estruturação e redação do texto.
As etapas da pesquisa
A definição do tema é a primeira das várias etapas a cumprir. O conhecimento e interesse do pesquisador em relação ao tema, o auxílio de um bom orientador e a disponibilidade de uma boa base bibliográfica certamente contribuem para uma boa escolha.
A revisão da literatura é a segunda etapa do processo, ela permite que o estudante verifique as possibilidades de pesquisa, reveja o que já conhecia, mas não tinha se aprofundado, além de permitir que surjam novos olhares sobre o tema. A justificativa do tema precisa apresentar motivos válidos para que a pesquisa seja realizada, pautados pela relevância social, acadêmica ou científica, entre outros critérios.
A formulação do problema é mais uma etapa desse processo, seguida pela determinação dos objetivos, que precisam ser definidos com precisão. Já a metodologia reúne e oferece os métodos necessários para se chegar ao objetivo proposto.
Para o desenvolvimento da pesquisa, é necessário seguir alguns critérios:
– Qual tipo de pesquisa será realizada;
– Quais instrumentos de pesquisa serão utilizados;
– Qual a forma empregada para a tabulação dos dados;
– Como será analisado e interpretado o material coletado;
– Análise e discussão dos dados obtidos;
– Conclusão da análise dos resultados;
– Redação e a apresentação do trabalho, sempre obedecendo a padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).
A redação de um bom texto, com uma linguagem correta e de acordo com a área de cada pesquisador, é fundamental para êxito da pesquisa, que poderá ser publicada em livro, em revistas especializadas e servir de referência para outros autores.
Confira os cursos de Graduação da Uniso
- Como funciona o Enem para o acesso à Universidade - 31/03/2018
- EAD: O que é Educação a Distância - 27/03/2018
- Extensão universitária: o que é e como o aluno pode participar - 24/03/2018