Vem cá, o que é K-POP?

Compartilhe:

Você pode até não relacionar o nome a coisa, mas em meados de 2012 com certeza se pegou dançando e cantando um embromation de Gangnam Style, aquela música engraçadinha do sul coreano PSY que é nada menos que o vídeo mais visualizado da história do youtube, reproduzido mais de 2 bilhões de vezes. K-POP é a nomenclatura de música popular sul coreana, marcada por uma mistura de ritmos que vai do R&B ao hip hop, muita coreografia e talento.

Foto: Divulgação

Mas o estilo já existia muito antes de PSY viralizar pelo mundo. Os primeiros artistas de K-POP surgiram na década de 90, espalhando-se pelo mundo nos anos 2000. Big Bang, Super Junior, Girls’ Generation e 2NE1 são os nomes que mais representaram o início da globalização da música coreana, com vídeos que ultrapassam a marca de 100 milhões de visualizações.

Foto: Divulgação

Hoje em dia, é muito comum se ouvir falar de BTS, grupo que vive o auge de sua popularidade expande seus horizontes cada vez mais. Em 19 e 20 de março, realizarão sua terceira vinda ao país com ingressos que esgotaram em poucas horas após o início das vendas.

Foto: Divulgação

Infelizmente, nem todos os grupos conseguem alcançar as mesmas marcas que os anteriormente citados. Os chamados “flops” vivem um caminho árduo de insistência com o fracasso de vendas de discos (físicos ou digitais) e o baixo número de visualizações na internet, mas nem sempre a fama é alcançada e resulta em um fim precoce de sua carreira. As garotas do Rainbow, por exemplo, desde 2009 lutavam por um pouco da atenção do público, mas suas boas produções não foram o suficiente para conquistá-los e anunciaram seu término em 2016.

Da formação à fama (ou não)

Nada de amigos que começaram na garagem e foram descobertos por algum produtor. Aqueles que pretendem entrar em um grupo de K-POP passam por uma seleção a dedo e treinamento intensivo.

Foto: fellfromtheskies

Tudo começa com audições, processos seletivos anunciados pelas gravadoras a fim de contratar novos talentos. A disputa pela realização é tanta que é extremamente comum ver crianças inscrevendo-se em inúmeras audições com a esperança de ser aceito em uma. Estrangeiros com descendência oriental também participam. Após uma série de apresentações de canto, dança, desfile e até mesmo atuação, os melhores são escolhidos para iniciarem seus treinos.

Muitos dos que passam acabam desistindo na metade do caminho, que consiste em cerca de 15 horas diárias de dedicação a aulas especiais e outros termos que muitas vezes invadem o campo pessoal, como proibição de relacionamentos amorosos. Esses treinamentos podem levar meses ou anos, dependendo da capacidade do “trainee” e da necessidade da empresa em lançar um novo grupo. O resultado, entretanto, dependerá não somente do desempenho dos artistas que passaram por todo essa preparação, mas também da resposta do público que irá apoiá-los ou não.

Agora que você já sabe um pouco sobre esse estilo musical, que tal conhecer algumas músicas e entrar de uma vez por todas para o universo do K-POP?

 

Karoline Poss
Siga-me

Karoline Poss

Sorocabana de 19 anos, estudante do curso de Letras da Uniso e aspirante a escritora. Apaixonada por cinema, música, livros, séries e fotografia, criou em 2012 o blog Elfo Livre onde compartilha artigos, relatos e resenhas sobre os assuntos citados acima, autorias e dicas.
Karoline Poss
Siga-me
Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *