TO: projeto transforma Universidade em espaço de convivência

Compartilhe:

Coordenado pelo curso de Terapia Ocupacional, o projeto Encontros Culturais foi criado para dar assistência à comunidade e transformar laboratórios e espaços da Cidade da Universitária em ambientes de convivência. A proposta consiste em oferecer experiências por meio de atividades culturais, com encontros periódicos.
A professora doutora Soraya Diniz Rosa ressalta que as atividades são abertas a alunos de outras áreas que possam contribuir para o aprendizado de pessoas com distúrbios físicos ou mentais ou desajustes emocionais e sociais. “Objetiva promover o encontro, as habilidades, a comunicação, um espaço social para que, através das propostas de técnicas e de atividades, as pessoas possam retomar os seus projetos de vida”, explica.
Os alunos conduzem atividades em vários ambientes, da sala em que se realizam atividades corporais, práticas de danças, pintura até os espaços abertos da Universidade, para proporcionar esta convivência com liberdade e interativa. “O projeto encontros culturais muda um pouco desta visão assistencialista do sujeito. A gente pode apresentar para eles outros espaços, outros modelos, sem ser o modelo terapêutico”, conta a aluna Suellen Cunha Lourenço.
“Aqui a gente trabalha com as pessoas independentemente da doença que elas têm. A gente olha para isso, mas aqui é um espaço para a gente lidar com pessoas, conhecer histórias”, diz Nathali Borges, aluna de Terapia Ocupacional.
Segundo Nathali, o melhor de tudo isso é que professor, alunos e comunidade atendida estão no papel de aprendizes. “A gente aprende muito com todas as pessoas que vêm aqui para participar do projeto. É muito bom ver que as pessoas estão vindo até aqui para ter um momento que faz muito bem para elas”, finaliza.

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *