Qual o tipo de pós-graduação ideal?

Compartilhe:

Descubra o tipo de pós-graduação que melhor se encaixa em suas expectativas e objetivos.

Todos que já passaram por uma universidade sabem que a graduação é apenas parte do caminho para a realização pessoal ou profissional. Porém, mesmo após anos de estudo, muitos ainda encontram dificuldades em definir o tipo de pós-graduação mais adequado para suas expectativas.

MBA

Negócios, negócios, negócios. Se você pretende ser um executivo em uma empresa ou gerir seu próprio empreendimento, este é o tipo de pós-graduação ideal.

O MBA (Master in Business Administration) é um modelo de pós-graduação Lato Sensu voltado para negócios com status de especialização. Nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais espaço nas instituições de ensino superior e se apresentando como diferencial no mercado brasileiro.

Para Hendrix Sucupira, ex-aluno do MBA em Marketing da Uniso, o curso foi um divisor de águas em sua vida. Sem saber o que fazer ao concluir a graduação, ele queria aprimorar seu conhecimento em finanças, área comercial e marketing, mas não sabia como estas áreas se entrelaçavam. Foi então que conversou com seu chefe, que indicou este modelo de pós.

Para Hendrix , MBA em Marketing foi decisivo

“Depois que eu fiz o MBA, isso abriu minha cabeça. Comecei a entender mais sobre todas as áreas que cobrem uma empresa. Eu tinha uma ideia completamente diferente do mercado, hoje eu sei que o curso alavancar minha carreira”, conta.

O que é MBA e porque ele pode ser o curso ideal para você

Especialização

Se você é daquelas pessoas que deseja se aprofundar em sua área para impulsionar a carreira, melhorar o currículo, mas prefere deixar os negócios para quem gosta, os cursos de especialização podem ser mais adequados.

Em um mundo cada vez mais competitivo, quem possui um título de especialista tem maiores chances de se destacar dentro de uma organização, conquistar remuneração mais elevada ou mesmo de conseguir uma recolocação no mercado mais facilmente.

Aluna da Pós-Graduação na área da saúde, Caroline Campassi conta que a especialização proporciona uma visão mais abrangente de sua área e hoje sabe que disciplinas que considerava dispensáveis em sua área de atuação ela pode usar no mercado em que atua. Por outro lado, ela acredita que poderá brigar por salários melhores com o título de especialista. “Eu busco um curso de pós-graduação para satisfação profissional e para remuneração também”, enfatiza.

Mestrado e Doutorado

Lê muito sobre sua área, pesquisa, escreve, questiona, testa, dedica horas e horas para isso, cria facilmente vínculo com uma instituição de ensino superior? Então você tem o tipo dos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado.

 

Enquanto os cursos de pós-graduação Lato Sensu, que englobam a especialização e o MBA, têm seu foco voltado ao mercado e ao aprimoramento profissional, os cursos de Mestrado e Doutorado – Stricto Sensu – inserem os alunos no mundo acadêmico e da pesquisa científica, como é possível conferir no vídeo abaixo.

Isso não quer dizer, de maneira alguma, que afastam os pesquisadores do mercado. Pelo contrário, cada vez mais médias e grandes indústrias têm fortalecido seu departamento de pesquisa, já que a competitividade exige sempre inovação, aprimoramento e excelência.

Lecionar em uma instituição de ensino superior é outro caminho que você pode seguir, caso se interesse pelos cursos de Mestrado e Doutorado, mas as oportunidades vão muito além.

A experiência no Mestrado em Comunicação e Cultura na Uniso foi determinante para que o escritor João Paulo Hergesel continuasse a escrever e publicar suas obras. “Depois que terminei a graduação, os próprios professores incentivaram a continuar os estudos. Pude desenvolver meu mestrado aqui na Uniso, consegui bolsa da CAPES, sempre amparado pelos professores, sempre com muito apoio, por isso participo do grupo de pesquisas no grupo de narrativas midiáticas”, conta.

Se você se encaixa em um destes perfis, que tal conhecer os cursos de pós-graduação da Uniso?

Conheça nossos cursos de Pós-Graduação

Receba nosso conteúdo sobre Pós-Graduação


Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *