Por que fazer pós-graduação

Compartilhe:

Oportunidade de salários melhores, destaque no mercado, ampliação do conhecimento. Veja por que fazer pós-graduação é essencial para os que buscam uma carreira de sucesso.

A pós-graduação se tornou um grande diferencial para quem procura se destacar no mercado ou na área acadêmica. Quem investe nesta formação hoje, explicam especialistas, tem mais oportunidades de interpretar as mudanças culturais, econômicas, tecnológicas e por isso está mais preparado para solucionar os problemas que a sociedade apresenta.

Veja por que a pós-graduação é considerada um fator fundamental para construir a carreira com a qual você sempre sonhou.

Atualização e conhecimento

A graduação apresenta as ferramentas para você entender sua profissão em suas diversas possibilidades. Mas é na pós que você tem a oportunidade de aprofundar o conhecimento em áreas específicas de seu interesse, além de poder se atualizar constantemente. Isso vale para os modelos de pós-graduação Lato sensu, que inclui MBA e especialização, e Stricto sensu, que abrange Mestrado e Doutorado.

“Faço pós há três meses e já sinto uma diferença enorme na minha vida, no meu trabalho. Passei a identificar melhor a necessidade dos meus clientes. Estou gostando bastante do curso, acho que vai dar um ‘Up’ na minha carreira”, argumenta a aluna de MBA em Coach Estratégico Erica Silva Ferreira, gerente de um banco em Sorocaba.

Diferencial competitivo no mercado

Ao pleitear uma vaga de emprego, alguns diferenciais contam pontos valiosíssimos e podem pesar a seu favor em uma eventual contratação. A pós-graduação é um deles.

O mercado procura profissionais em busca do autodesenvolvimento constante, uma vez que as mudanças são cada vez mais aceleradas. As organizações sabem que só conseguirão permanecer ativas se forem capazes de se reinventar, e para isso precisam de profissionais altamente qualificados.

Por outro lado, se você é um empreendedor ou prestador de serviços pós-graduado, esta titulação funciona como um fator muito importante ao prospectar clientes em potencial e agregar valor ao seu trabalho.

Oportunidade de melhores salários

Pesquisa realizada pela Consultoria Robert Half em 2013 com altos e médios executivos revelou que 66% dos profissionais receberam aumento salarial depois de participarem de cursos de pós-graduação, o que engloba MBA e outras modalidades de pós-graduação.

Possibilidade de promoções

De acordo com o mesmo estudo, pelo menos 48% receberam algum tipo de promoção. Por outro lado, 22% dos executivos conseguiram dobrar seus rendimentos depois de cursarem a pós-graduação.

Aumento da rede de contatos e relacionamentos

O networking é outro benefício para quem faz pós-graduação. Em sala de aula ou em atividades como o Laboratório de Gestão, que acontece nos cursos de MBA da Uniso, há oportunidade de trabalhar com pessoas que podem se tornar futuros parceiros profissionais.

“Essa disciplina que realiza jogos de empresas tem sido muito importante. São atividades que nos remetem ao que acontece nas organizações. Ela traz o micro para a gente aplicar depois no macro, que é o nosso dia a dia”, comenta Vanessa Unterkircher, aluna do MBA em Marketing, diretora em uma multinacional na América Latina.

Para os alunos, a pós é uma boa oportunidade de trocar experiências, buscar soluções para problemas comuns em diferentes organizações e até mesmo de prospectar novas oportunidades profissionais.

Possibilidade de intercâmbio

Em instituições como a Uniso, há programas de intercâmbio para aqueles que desejam ter uma experiência internacional no currículo, incluindo a chance de obter certificação pela instituição.

Uma delas é o módulo internacional, cujo primeiro grupo será formado já em 2018. “Este momento é único, exclusivo, ter esta possibilidade de sair do Brasil e viver esta experiência. Tenho uma meta que é ser diretor de multinacional e estou trilhando isso”, conta Cristian Pinto, aluno do MBA em Planejamento Estratégico que participará do primeiro grupo que fará parte da pós nos Estados Unidos.

Quando buscar uma pós-graduação

Até recentemente, as pessoas buscavam fazer uma pós-graduação cinco anos após se formarem. Esse cenário está mudando e há um número cada vez maior de estudantes que iniciam a pós logo depois da graduação, uma vez que o mercado está em constante evolução.

Escolha uma instituição adequada

Como é natural, existem diferenças entre os cursos e instituições, o que reflete na qualidade dos cursos. Corpo docente com alta titulação, professores inseridos no mercado, possibilidades de intercâmbio, grade curricular atualizada são alguns dos fatores a levar em conta ao optar por uma instituição.

Gostou do conteúdo? Que tal ir além e conhecer a pós-graduação da Uniso? Agende uma aula experimental sem custo e sem compromisso!

Assista a uma aula gratuita. Agende agora mesmo!

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *