O que é pesquisa científica

Compartilhe:

Pesquisa científica é a aplicação prática de uma série de processos metodológicos de investigação utilizados por pesquisadores para o desenvolvimento de seu estudo.

Diferentemente da pesquisa de rotina, a pesquisa científica requer uma investigação apurada e precisa ser escrita e alinhada de acordo com as normas técnicas vigentes.

Por ser um processo complexo, o pesquisador precisa cumprir etapas como: definição da linha de pesquisa, definição da metodologia, apuração do assunto, busca por informações em fontes fidedignas, definição e leitura de bibliografia – com obras e autores considerados referência no assunto – e, por fim, estruturação e redação do texto.

As etapas da pesquisa

A definição do tema é a primeira das várias etapas a cumprir. O conhecimento e interesse do pesquisador em relação ao tema, o auxílio de um bom orientador e a disponibilidade de uma boa base bibliográfica certamente contribuem para uma boa escolha.

A revisão da literatura é a segunda etapa do processo, ela permite que o estudante verifique as possibilidades de pesquisa, reveja o que já conhecia, mas não tinha se aprofundado, além de permitir que surjam novos olhares sobre o tema. A justificativa do tema precisa apresentar motivos válidos para que a pesquisa seja realizada, pautados pela relevância social, acadêmica ou científica, entre outros critérios.

A formulação do problema é mais uma etapa desse processo, seguida pela determinação dos objetivos, que precisam ser definidos com precisão. Já a metodologia reúne e oferece os métodos necessários para se chegar ao objetivo proposto.

Para o desenvolvimento da pesquisa, é necessário seguir alguns critérios:

–  Qual tipo de pesquisa será realizada;

–  Quais instrumentos de pesquisa serão utilizados;

–  Qual a forma empregada para a tabulação dos dados;

–  Como será analisado e interpretado o material coletado;

–  Análise e discussão dos dados obtidos;

–  Conclusão da análise dos resultados;

–  Redação e a apresentação do trabalho, sempre obedecendo a padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas).

A redação de um bom texto, com uma linguagem correta e de acordo com a área de cada pesquisador, é fundamental para êxito da pesquisa, que poderá ser publicada em livro, em revistas especializadas e servir de referência para outros autores.

Confira os cursos de Graduação da Uniso

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *