O que é Iniciação Científica

Compartilhe:

A Iniciação Científica (IC) faz parte do processo científico dos alunos de Graduação, incluindo-os em grupos e linhas de pesquisa relevantes no cenário acadêmico nacional. Essa iniciação é importante, pois o estudante começa a compreender o universo da pesquisa científica. A IC é o primeiro passo na carreira de um pesquisador.

O que compreende a Iniciação Científica

A IC é uma atividade extremamente importante para um estudante e para a formação de jovens pesquisadores. Pesquisa científica é para quem é curioso, deseja complementar sua formação acadêmica e aprimorar seu conhecimento na área, para se preparar melhor para sua vida profissional.

O estudo tem um tema livre e depende do interesse do aluno e do orientador escolhido. O tema precisa ser bem específico à área, com a possibilidade de ser concluído em tempo relativamente curto.

Para a realização da pesquisa, é necessário seguir determinadas exigências. Além da escolha do tema, a literatura, a justificativa, a formulação do problema, a determinação dos objetivos, a metodologia, a análise e a conclusão. Tudo isso antes de começar o projeto! É necessário que o aluno tenha disponibilidade para a pesquisa e um bom desempenho escolar. Deverá, ainda, ter um tempo necessário para realizar as pesquisas, se dedicar à leitura e às redações. O aluno precisa verificar na Pró-Reitoria que cuida da Pesquisa na Universidade quais são os documentos para dar início à pesquisa e a definição de seu orientador.

A IC na Uniso

O Programa de Iniciação Científica da Uniso proporciona diversas maneiras e oportunidades para que o estudante dê início aos estudos científicos, sempre aos cuidados de um professor orientador.

O Programa é composto de:

–  PIBIC/CNPq: Programa de Iniciação Científica financiado pelo CNPq, destinado aos estudantes de graduação, com bolsa-auxílio externa.

–  PROBIC/Uniso: Programa de Iniciação Científica financiado pela Universidade, destinado aos estudantes de graduação, com bolsa-auxílio Institucional.

–  PROVIC/Uniso: Programa Voluntário de Iniciação Científica, destinado aos estudantes de graduação, com participação voluntária.

Bolsas de Iniciação Científica

Para que o aluno se dedique em tempo integral à pesquisa, existem muitos órgãos que disponibilizam bolsas que apoiam e patrocinam as pesquisas, como a FAPESP, CNPq PIBIC/PIBITI e a CAPES.

Na Uniso, a Bolsa-auxílio Institucional corresponde a 50% de desconto na mensalidade do curso no qual o aluno está matriculado. Poderá se inscrever o aluno matriculado entre o primeiro e o penúltimo semestre do curso, de acordo com o edital para Inscrição de Projetos de Iniciação Científica.

Confira todos os cursos de Graduação da Uniso

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *