O que é graduação e por que fazer

Compartilhe:

É de se imaginar que desde o Ensino Médio as pessoas a sua volta, professores e familiares, falem sobre curso de graduação. Perguntam o que você mais gosta de fazer, para saber com qual profissão você tem mais afinidade. Mas você realmente sabe para que serve o curso de graduação? Por que é importante cursar e o que vai mudar em sua vida? Nós te ajudamos a entender melhor com informações simples e diretas.

O que é curso de graduação

Graduação é a sua formação profissional de nível superior. É no curso de graduação que você irá entender, aprender e aprimorar as suas habilidades na área que escolheu seguir.

Veja o TCC de alunos de Publicidade e Propaganda da Uniso e sinta a percepção deles em relação ao curso que acabam de concluir.

Para que serve

Entre outros objetivos, a graduação serve para você aprofundar conhecimentos na área escolhida, para que, depois de formado, esteja pronto para exercer sua profissão ou continuar seus estudos.

Curso de graduação e suas divisões

Você sabia que o curso de graduação é dividido em três áreas, por conta de especialidades e graus acadêmicos diferentes?

Bacharelado: O bacharelado forma profissionais para atuar em carreiras específicas, que podem ser Engenharia, Arquitetura, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Direito, Administração, entre outras dezenas de possibilidades que podem ser encontradas aqui na Uniso.

Podem durar de dois a seis anos. Os mais curtos são os de Graduação Tecnológica. 

Graduação Tecnológica: Este modelo de graduação tem carga horária menor, o que proporciona formação mais rápida em comparação ao modelo tradicional. As pessoas formadas são conhecidas como tecnólogos. São curso mais objetivos, com ensino mais técnico e prático.

Licenciatura: É voltada para a formação de professores. Boa parte da grade curricular aborda a pedagogia.  As pessoas que escolherem essa área da graduação serão ensinadas a atuar na educação básica e em outros níveis de ensino.

Saiba mais sobre a diferença entre cursos de graduação e graduação tecnológica

Por que é importante se graduar

A formação profissional e o diploma fazem toda diferença no desenvolvimento da carreira do ser humano, já que expandem sua visão de mundo.

Pelo ponto de vista profissional, é inegável que as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho aumentam muito.

Por outro lado, se você tem o perfil empreendedor, uma graduação pode te ajudar muito neste desafio, já que aumenta sua rede de contatos, pode contar, a depender do curso que fizer, com disciplinas voltadas para gestão, além de adquirir muita experiência ao longo da vida universitária.

“Graduação é para aprimorar o que cada um faz de melhor”, define aluna.

Marcela, estudante de Arquitetura e Urbanismo aqui da Uniso, disse que a graduação representa independência financeira e aumento de conhecimento. “É um curso que exige muito mais que dedicação. Exige muito amor acima de tudo, pois arquitetura é um curso que se vive em tempo integral.”

Já Alex, que cursa Ciência da Computação, disse que graduação abre portas para as oportunidades. “Além de ser o começo da sua vida profissional, seu elo com o mercado de trabalho, graduação é uma experiência que traz crescimento pessoal e possibilidades para sempre explorar coisas novas.”

Ele diz que a graduação é para adquirir experiências, aprendizado e cultivar grandes amizades.

Beatriz Mariana, também de Arquitetura e Urbanismo, comenta que graduação é para aprimorar o que cada um faz de melhor.

“Antes de começar, eu achava que era um monstro de 10 cabeças.  Agora eu já sei que o monstro é bem menor e não vai nos engolir”, comenta.

Por que estudar na Uniso – veja frases de alunos

Para ela, o grau de dificuldade aumenta no decorrer dos semestres, mas é proporcional ao conhecimento que se adquire.

“Quando eu comecei, nem imaginava que arquitetura englobaria tanta coisa ou em que área eu teria mais afinidade, porque isso a gente só descobre mesmo quando chega aqui.”

Veja também:

Porque fazer faculdade é importante


Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *