Normas da ABNT: o que são e para que servem

Compartilhe:

Quando os alunos ouvem “normas da ABNT” nos primeiros meses de aula, o medo dessas palavras já começa a assombrar os estudantes! A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, para apresentação e formatação de trabalhos científicos (tese, dissertação, artigo científico, pôster etc.). As normas são adotadas segundo cada Instituição e com o auxílio de um orientador. Nem todas instituições disponibilizam aos alunos suas normas, que esclarecem de forma completa os pontos relevantes na formatação. Mas isso pode ser feito de forma bem mais fácil, se o aluno compreender algumas regras básicas e suas funções dentro do texto.

A Uniso disponibiliza seu manual gratuitamente ao aluno.

As normas

Talvez você ache que essas normas são desnecessárias, mas não são. Elas ajudam a deixar seu trabalho organizado e a dar mais seriedade ao mesmo, além de serem essenciais para categorizar o conhecimento científico que está ali descrito. Todo trabalho possui uma estrutura base, com a parte externa (capa e lombada) e a parte interna (folha de rosto, epígrafe, referências, entre outros), porém nem todos elementos são obrigatórios. Por isso, a consulta no Manual é tão importante.

As normas definem um padrão único para o trabalho, permitem que um texto passe a ser uniformizado e atenda a essas normas, que de tempo em tempo são atualizadas, por isso é preciso ficar atento.

A estrutura do trabalho

É importante conhecer a estrutura do trabalho e saber quais normas a Universidade segue para que ele fique de acordo. Para isso, a Uniso possui para download o Manual para Normalização de Trabalhos Acadêmicos, que tem como objetivo auxiliar os alunos na formatação de trabalhos científicos.

Para baixar o seu Manual e já ficar ligado nas normas, acesse aqui. O arquivo está no link Manuais.

Lembre-se: o Manual é atualizado de tempos em tempos. Então, se o aluno tem um arquivo antigo, é bom verificar se não existe outro mais atualizado no Portal.

É aluno da graduação? Então assista a este webinar sobre como aproveitar o primeiro (e demais) anos na Universidade.

 

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *