Libras por paixão – Por Karol Póss

Compartilhe:

Karol Póss – Aluna do curso de Letras da Uniso

A UNISO – Universidade de Sorocaba oferece gratuitamente a seus alunos e funcionários o curso livre de Libras, um curso de extensão de curta duração que realiza-se durante as férias. A ministrante é Shérida de Paula Santos, que trabalha voluntariamente como professora de Libras há vinte anos e desde outubro de 2016 é intérprete educacional na Uniso, acompanhando um estudante do curso de Engenharia da Produção.

Mesmo em um período de apenas 30 horas, Shérida desperta em seus alunos aquilo que sentiu pela primeira vez enquanto assistia ao programa da Xuxa em sua infância: o interesse e paixão por Libras. Até então, ela não tinha contato com surdos, mas ao mudar-se para Sorocaba, conheceu alguns em sua igreja e resolveu pôr sua paixão em prática e aprender a Língua Brasileira de Sinais. Desde então, leciona Libras.

Para Shérida, ver o resultado de seu trabalho como intérprete e ver o aluno crescer e aprender, seja qual for o campo de conhecimento, é gratificante. Quando ensina a língua a ouvintes, seu principal objetivo é ativar o encanto dos alunas pela Libras por meio do contato com mesma, conscientizar que esta é a segunda língua mais falada do Brasil e passar um pouco do que os surdos sentem em um país que, apesar de ser o deles, acabam sentindo-se excluídos por ninguém saber sua língua.

O curso livre de Libras para ouvintes é uma porta aberta para continuar nesse caminho e formar novos intérpretes. Em suas aulas, além da apostila didática e da teoria, Shérida incentiva os alunos a participarem de dinâmicas em grupo ou individuais, que por meio de músicas, diálogos ou brincadeiras apresentam maior desenvolvimento de aprendizagem e tornam a aula mais divertida. A ministrante acredita que exercícios lúdicos são essenciais não somente no ensino e aprendizado de Libras, mas de qualquer área.

Karoline Poss
Siga-me

Karoline Poss

Sorocabana de 19 anos, estudante do curso de Letras da Uniso e aspirante a escritora. Apaixonada por cinema, música, livros, séries e fotografia, criou em 2012 o blog Elfo Livre onde compartilha artigos, relatos e resenhas sobre os assuntos citados acima, autorias e dicas.
Karoline Poss
Siga-me
Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *