Intercâmbio na visão dos estudantes: a melhor experiência da vida

Compartilhe:

Tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio, na visão de alunos que estudaram ou estão estudando em outro país.

O blog do aluno publicará uma série de posts sobre intercâmbio, na visão de alunos que participaram de programas oferecidos em parceria com a Universidade. Você saberá como planejar, a quem procurar, o que pesar ao definir o destino, como se dar bem lá fora e muitas outras dicas. O primeiro post é um depoimento muito rico e relevante da aluna de arquitetura Letícia S. Gonsalez, em intercâmbio de um ano na Universidad Mayor, de Santiago, Chile. Leia na íntegra:

 

“Permita-se, agarre a oportunidade e vá com coragem!”

intercambio-leticia-em-santiago

Por Letícia L. Gonsalez

Sempre tive uma imensa vontade de fazer um intercâmbio, mas todas as vezes que conversava sobre o assunto imaginava mil coisas negativas, por ser muito apegada à minha família e muito dependente deles. Porém, não desisti e um belo dia uma “luz” me fez buscar muitas informações, procurei conversar com pessoas que já fizeram intercambio, pesquisei na internet e, sem me dar conta, já estava conversando com o Responsável de Relações Internacionais da Universidade sobre me candidatar, o que influenciou muito na minha decisão: Chile!

A Universidade apoia muito seus alunos e isso é muito importante neste processo, porque esse apoio transmite segurança, ainda mais quando se trata de um assunto como esse, em que você está inseguro sobre a decisão de sair do seu país e viver longe da sua família numa cultura diferente.

E então começou a preparação, todo o planejamento, preencher formulários, documentos, pesquisar sobre a Universidade, estudar a língua, etc. E o que sempre me pareceu um “Bicho de Sete cabeças” já fazia parte de todos os meus planos. Tudo deu muito certo. O único problema naquele momento era esperar, pois a ansiedade estava matando. Esperar resultado da nota, confirmação da Universidade, agendamento para o visto, comprar a passagem, lugar para morar, trocar Real por Peso chileno e decidir o meio mais viável para transferência de dinheiro do Brasil para o Chile.

intercambio-leticia-em-santiago-6
Fotos: arquivo pessoal

É muito importante pesquisar e encontrar o meio mais viável, analisar todas as taxas de câmbio, IOF, para não sair perdendo muito dinheiro com taxas. A princípio optei pelo uso do VTM (Visa Travel Money), mas faço o uso do Banco do Brasil também. Já que tem uma agência aqui em Santiago, acaba facilitando. Importante também pesquisar passagens aéreas com antecedência e, de preferência comprar ida e volta, o que muda o valor da passagem drasticamente. Pesquisar sobre a companhia aérea, melhor horário de chegada no destino e transporte do aeroporto.

O Intercambista precisa estar preparado para superar os obstáculos em um novo País, uma nova vida. E é a partir dos obstáculos superados que enxergamos os benefícios.

Fotos: artigo pessoal
Fotos: arquivo pessoal

Além da experiência com o idioma, e a valorização no seu currículo, existe um grande benefício de desenvolvimento pessoal, uma expansão da mente, porque você não só está exposto a pessoas e culturas diferentes, mas também tem a oportunidade de reconhecer os seus preconceitos, desafiar estereótipos, aceitar e respeitar as diferenças. No final você acaba se dando conta de que as pessoas não são tão diferentes assim umas das outras e isso testa a sua capacidade de se adaptar a diversas situações.

Você ganha autonomia, porque precisa aprender a lidar com pessoas novas em um ambiente novo, o que te obriga a sair da sua zona de conforto e tomar algumas iniciativas aumentando sua capacidade de integração. Viver sozinho e longe da sua família exige muita organização, equilíbrio e desprendimento pessoal, o que incrementa muito a carreira profissional.

Importante saber que esses benefícios somente serão aproveitados se você souber superar os obstáculos e aprender com as dificuldades.

A melhor dica que eu posso dar para fazer um intercâmbio bem-sucedido e tranquilo é permitir-se, agarrar e ir com cara e coragem. Dá um aperto no coração, isso é fato, mas saber que todos estão orgulhosos e torcendo muito por você é a melhor sensação. Aproveite a Oportunidade de viajar pelo mundo estudando e aprendendo sobre novas culturas. Intercambio é uma experiência diferente de qualquer outra. Tenha a melhor da sua vida!

 

Letícia S. Gonsalez, 22 anos

Arquitetura e Urbanismo

Uniso – Universidad Mayor (Chile)

 

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *