Intercâmbio: motivos para estudar no exterior

Compartilhe:

Listamos fatores que mostram o quanto um intercâmbio internacional pode ser importante para o enriquecimento cultural e também para seu currículo.

A experiência educacional em outro país abre portas. Poder fazer parte da graduação ou da pós-graduação em uma instituição internacional confere ao currículo um diferencial impactante.

Os benefícios de estudar no exterior, contudo, vão muito além. A transformação na visão de mundo de quem faz um intercâmbio internacional é imensa. Abaixo, apresentamos vários benefícios que esta oportunidade pode trazer para a sua vida e também para a carreira.

Confira experiências de alunos que participaram de intercâmbio pela Uniso

Ascensão profissional

O primeiro benefício para quem tem a oportunidade de fazer um curso, um intercâmbio ou um programa de curta duração fora do país, é o enriquecimento do currículo. As chances de aumentar sua valorização dentro da empresa em que trabalha são maiores.

Em contrapartida, a experiência de estudar no exterior é um diferencial de impacto na busca por novas oportunidades profissionais.

“É a oportunidade da minha carreira. Acredito que isso vai alavancar minha vida pessoal e profissional”, conta a aluna Franciele Maia, da Especialização em Gestão Fiscal e Tributária, que se prepara para a primeira missão internacional da Uniso, em julho de 2018.

Networking

Estudar fora oferece a oportunidade de conhecer pessoas que também estão em posições estratégicas em empresas de outros países. Sua rede de contatos profissionais amplia e você passa a ter visibilidade em um cenário internacional.

Foto: arquivo pessoal

Novas habilidades

O contato com profissionais e professores que vivem a realidade de países desenvolvidos pode ser extremamente importante, certamente fará com que você desenvolva novas habilidades para resolver problemas para os quais não via solução anteriormente.

“Nesta oportunidade que a Uniso está oferecendo, eu vou poder estar no mercado com um conhecimento estratégico para poder aplicar nas empresas e na empresa onde eu trabalho”, prevê Paulo Henrique Biffano, que cursa MBA em Coaching Estratégico.

Autoconfiança e autoestima

Estar ao lado de pessoas que buscam vencer desafios semelhantes aos seus e poder testar seu conhecimento junto a elas pode elevar sua autoestima e melhorar sua autoconfiança. A partir desta experiência, você terá uma visão diferente sobre si.

“Tenho a certeza que este módulo internacional proporcionará para mim e para meus colegas um grande crescimento”, comenta Cristian Pinto, aluno do MBA em Logística da Uniso.

Novos desafios

Estudar fora é um grande teste em vários aspectos, a começar pelo idioma. Não há alternativa a não ser deixar sua zona de conforto, o que é bom para que veja o quanto o ser humano é capaz de se adaptar a novas realidades e a vencer desafios.

Aprimoramento do idioma

Salas de aula, livros, tudo é importante para aprender um novo idioma, mas só a prática constante fará com que aprimore esta habilidade. Por isso, nada melhor que uma experiência internacional para atingir este objetivo.

Enriquecimento cultural

Quando estamos em um ambiente com pessoas de países, culturas e tradições diferentes, vemos o quanto podemos crescer como profissionais e como seres humanos. É uma oportunidade interessante para lapidarmos nossos valores, ética e filosofia de vida. Você começa a ver a si próprio com outros olhos, a partir de novas experiências e de conhecimentos adquiridos.

Conhecendo o mundo

Participar de um programa de estudos em outro país nos permite estar em lugares fantásticos que parecem ter saído dos livros de história e geografia ou conhecer outros que nem sabíamos que existia. Nestas ocasiões nos damos conta do quanto o planeta é imenso. Poucas coisas no mundo proporcionam uma sensação de realização quanto esta.

Visão sobre quem somos

Quando conhecemos outras realidades, aprendemos que todos os lugares têm problemas. Com esta visão mais ampla e com a saudade de casa, aprendemos a dar valor a aspectos de nossa cultura e de nosso país.

Como pode ver, são muitas as razões para participar de programas de estudos internacionais. Para facilitar, diversas instituições de outros países têm políticas de expansão internacional e buscam parcerias com IES brasileiras para simplificar o ingresso de seus alunos lá fora. Algumas oferecem até bolsas de estudos.

A Universidade de Sorocaba, por exemplo, possui diversos convênios e possibilidades para que seus alunos possam ter a experiência de estudar no exterior. Clique aqui e conheça!

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *