Intercâmbio: como se adaptar em um país diferente

Compartilhe:

No terceiro e último post da série intercâmbio, apresentamos dicas para quem acabou de viajar. Novamente, os  alunos Michele Yamawaka, intercambista na Universidad Mayor , Chile e Daniel Amado, que está na Pittsburg State University, EUA, nos ajudam nesta missão.

michele-intercambio-uniso-universidad-mayor-chile-4

Intercâmbio é adaptação

Para superar os obstáculos não pode ter medo de enfrentar as adversidades, sempre de cabeça erguida. Dia após dia vai superando o medo, entendendo melhor a língua e sabendo se virar sozinho. Sem contar que vai conhecer muitas pessoas novas que vão ajudar ou que estão passando pela mesma situação que você. A maior dica é ir e não ter medo, não pensar na saudade de casa e tentar ao máximo se adaptar ao novo ambiente.

Peça orientação à Universidade

A universidade, tanto a UNISO quanto a PSU, tem peso astronômico quanto a todo o processo. Sempre que surgir uma dúvida, não hesite em ligar para o Osmar Renato e contar para ele o que pretende fazer, pois ele será capaz de te dizer o que pode e o que não pode ser feito e quais as dificuldades que estão por vir.

É preciso abrir a mente

O inglês não deve ser o único motivo para o intercâmbio. Se quiser ter uma vivência significativa na cultura americana, algo muito importante para quem quer aprender a se comunicar de forma correta, esta é a melhor forma. Além disso, não se fechar e se abrir culturalmente é fundamental.

intercambio-alunos-da-uniso-5

Sua casa, suas regras

Jamais esqueça que somos visitantes. Aceite a forma como os locais estão acostumados a fazer as coisas de forma tranquila, sem encarar isso como um problema.

Dinheiro ou cartão

Quanto ao dinheiro, faça a escolha que achar mais segura para você. Com o dinheiro na mão você consegue um valor maior na troca, mas perde em relação à segurança que um cartão de câmbio te dá. E se for levar o dinheiro em espécie, compre uma pochete de viagem (aquelas que ficam escondidas sob as roupas).

intercambio-alunos-da-uniso-8

Documento, por favor

Quanto aos documentos, tenha apenas certeza de que todos os documentos estão em dia e que seu passaporte não irá vencer nos próximos 6 meses. E lembre-se, o visto é apenas a sua carta de entrada no país, não precisa dele em dia para ficar por aqui.  Uma dica muito importante: sempre ande com a cópia de seu passaporte, e não com o original, para sua própria segurança.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *