Dicas para ter um blog de qualidade

Compartilhe:

Karol Póss – Aluna do curso de Letras da Uniso

Um mercado que só cresce no universo virtual é o dos blogs. Seja de cunho jornalístico, pessoal ou uma mistura dos dois, é cada vez mais comum ver pessoas ganhando real destaque por suas publicações em sites, alguns, inclusive, conseguindo sobreviver disso. A profissão dos blogueiros e youtubers ainda não é bem recebida pela sociedade desconectada, mas por trás de textos online e vídeos de cinco minutos há muito esforço que merece reconhecimento e aceitação. Segue algumas dicas para quem deseja embarcar nessa viagem;

Antes de tudo, o principal desafio é a criatividade. Criar conteúdo diariamente não é uma tarefa fácil, prezar por publicações de qualidade leva tempo e exige muito empenho por parte do profissional que, além de pensar no assunto que usará como pauta nesse dia, precisará buscar algum diferencial em sua produção para destacar-se entre os outros inúmeros blogs de área semelhante. Para os blogueiros que dedicam-se ao público Nerd, por exemplo, é fácil querer escrever sobre HQs, mas o que falar sobre esse tema para fugir dos clichês e mesmices virais é o que ditará a criatividade do autor.

Mas de nada adianta escrever para fantasmas virtuais. Para conseguir sucesso na mídia, é preciso ter um público definido e ir atrás dele não somente em conteúdo direcionado e que seja atraente a ele, mas também em meios de divulgar o seu texto/audiovisual para que, assim, os leitores possam ser de fato atingidos. As próprias redes sociais por vezes dão conta do recado, explorar ferramentas como Facebook, Twitter e Instagram ajuda a não somente panfletar suas postagens nuas e cruas, mas a conhecer melhor o seu terreno e também aproximar-se de seu cliente.

A qualidade visual também é importante. Não saturar o layout de informações desnecessárias, escolher boas imagens e manter seus artigos sempre bem formatados, além tornar as publicações mais atraentes aos olhos do público e facilitarem o processo de leitura, cai no famoso “julgar o livro pela capa”, que pode te trazer muitos seguidores – ou afastá-los.

Ficar de olho no que seus parceiros e concorrentes publicam pode ser também uma boa ideia, mas é preciso estabelecer limites entre criação, inspiração e plágio. Se você quer ter um blog, seja responsável pelo conteúdo de sua autoria e respeite a criatividade alheia, ou nega que é um incômodo ter uma criação copiada, seja em íntegra ou parcial? Originalidade é fundamental nesse mercado.

Mas como conseguir inspiração, então? Fácil. Fale sobre aquilo que você gosta e nunca lhe faltará assunto. Comentar sobre alguma temática que dominamos, além de ser mais prático, pois já conhecemos o campo e, de certa forma, entramos na zona de conforto, torna o processo de criação muito mais gostoso. Consequentemente, quando nos dedicamos a algo qual estamos inteirados, o resultado é muito melhor.

No caso de blogs que possuem uma ampla equipe, a comunicação e amizade entre os integrantes da mesma também é importante. O ambiente fica mais agradável quando se está entre amigos, assim como ideias para futuros trabalhos costumam fluir com mais facilidade em meio as conversas. Não é cada um por si, mas sim uma verdadeira parceria, uma união genuína que trará a força ao grupo como um todo e aos frutos do blog. O Atmosfera Nerd, do qual faço parte, é um bom exemplo de unidade: a convivência entre os seis membros, além de divertida, traz uma harmonia que impulsiona a elaboração de nossos trabalhos.

Para quem trabalha sozinho, pode aparentar ser mais difícil, mas carrega consigo algumas vantagens. Em blogs pessoais, como o meu caso pelo Elfo Livre, há a liberdade e total independência de outros indivíduos para aproveitar um espaço totalmente seu, que pode ser adornado totalmente ao seu gosto e abordar apenas assuntos que sejam do seu alcance e anseio. Mas se planeja levar um site de notícias sozinho, prepare-se para trabalho em dobrou (ou até mais!) para capturar todas as novidades de relevância sem perder a qualidade e singularidade.

Como dito anteriormente, apesar de ainda haver todo o preconceito que julga a profissão como algo indigno, os blogueiros já estão revolucionando o universo da escrita e, por meio desse post, além de trazer algumas dicas aos iniciantes, tive como intenção alertar que o que fazemos vai além de teclar aleatoriamente: somos produtores de conteúdo.

Superar os desafios e barreiras impostas é uma tarefa diária que, se realizada de forma honesta, não demorará muito a apresentar seus benefícios. Desistir, entretanto, é uma palavra que deve ser colocada fora de cogitação. Ir sempre em frente e não estagnar é essencial. Boa sorte a todos que desejam seguir por esse caminho!

Karoline Poss
Siga-me

Karoline Poss

Sorocabana de 19 anos, estudante do curso de Letras da Uniso e aspirante a escritora. Apaixonada por cinema, música, livros, séries e fotografia, criou em 2012 o blog Elfo Livre onde compartilha artigos, relatos e resenhas sobre os assuntos citados acima, autorias e dicas.
Karoline Poss
Siga-me
Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *