Dicas para o primeiro ano na Universidade

Compartilhe:

O que o calouro precisa saber para sobreviver ao primeiro ano

Como começamos mais um ano letivo, com novos alunos cheios de expectativas e com os olhinhos brilhando, resolvemos criar uma lista pra te ajudar a se adaptar a essa mudança.

1- Enturme-se

 

Quando você sai do colegial e vai para a faculdade, é muito raro que seus amigos escolham o mesmo curso ou até a mesma faculdade que você.

E eis uma verdade: a maioria das pessoas pode se sentir tão perdida quanto você. Então, nada melhor do que começar uma nova etapa conquistando amigos para que vocês possam encarar todas as novidades juntos.

2- Leve blusa

Quando se trata da Cidade Universitária, talvez vocês já tenham ouvido a seguinte frase “A Uniso é o mundo invertido” ou “Cheguei em Nárnia” saindo da boca de algum veterano. Isso é totalmente verdade!

Antes de sair de casa lembre que a Cidade Universitária sempre vai estar mais fria do que onde você estava, principalmente se você optou pelo curso à noite.

Ou seja, se está um sol fraco perto da sua casa, tem chances de lá estar ventando. Se estiver frio, aproveite e leve uma blusa grossa porque lá vai estar quase nevando (Ok, é exagero, mas é só para ilustrar o quanto faz frio!!). Se você mora do lado da universidade, já sabe como funciona.

3- Anote tudo

É empolgante chegar à faculdade e descobrir que você pode usar o celular tranquilamente, pois nenhum professor vai te proibir me mexer. E com isso muitos acabam optando por não prestar atenção e tirar fotos da lousa.

Mas fiquem atentos: Muitas vezes o que o professor fala NÃO está na lousa. Por isso preste atenção e anote tudo.

Você não quer rodar logo no primeiro ano, certo?

4- Explore!

A Universidade é enorme! Ela não se baseia apenas na biblioteca e os laboratórios de informática.

Sabia que existe um centro culinário, ateliê para os cursos de moda, estúdio de rádio e TV, estúdio de fotografia, sala de design, entre outros e que você pode visitar?

Não fique preso ao mesmo lugar durante todos os anos de faculdade. Isso vale também para os ambientes virtuais pelos quais você pode interagir com outras pessoas, fazer novas amizades e saber quais os projetos desenvolvidos pela Uniso.

5- Guarde dinheiro para a Xerox

Acho que essa não precisa de tanta explicação. Ao longo dos anos o que você mais vai fazer é tirar Xerox, de todas as disciplinas. Sem exceção.

Então, quando estiver meio duro e quiser comprar algo irrelevante, lembre-se que haverá várias cópias te esperando.

6- Saia do mundinho do seu curso

Não fique preso àquele grande mito de que “Cursos são rivais”. Claro que sempre tem uma brincadeirinha, mas não leve a sério. Você pode perder de fazer grandes amizades por causa disso. Há tantos blocos com pessoas maravilhosas apenas esperando o seu Olá.

Isso também vale em relação a Veteranos x Calouros. Essa vai para os Veteranos: Esses termos não são para ser uma disputa ou para observar os “bixos” perdidos enquanto riem, mas uma grande oportunidade de se aproximarem e ajudá-los nas dificuldades.

7- Não pire!

No fim de tudo você vai perceber que não é muito diferente do que sentiu no primeiro dia de colegial e que consegue se adaptar. 🙂

O primeiro ano em uma instituição de ensino superior costuma ser o período de revoluções na vida do universitário, ao mesmo tempo em que exige esforço para que tantos conceitos, fórmulas e teorias sejam assimilados. Mas, quem consegue passar por esta fase, é capaz de fazer um curso tranquilo e se destacar entre os futuros profissionais.

Portanto, aproveite cada segundo na Universidade de Sorocaba e utilize o aprendizado não apenas para se transformar em um grande profissional, mas também para se tornar alguém que pensa, questiona, transforma e tenta fazer deste um mundo melhor para todos nós.

Seja bem-vindo à Uniso!

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *