Dicas para aprender inglês em casa – Karol Póss

Compartilhe:

Karol Póss – Aluna do curso de Letras da Uniso

Ter um segundo idioma hoje em dia não é mais considerado um luxo, mas sim uma necessidade. O inglês, além de essencial para a comunicação no exterior, é requisitado (ou ao menos visto como um “adicional”) na maioria das vagas de empregos. Para destacar-se em um processo seletivo, ter um bom conhecimento da língua inglesa fará toda a diferença.

Infelizmente, muitas pessoas sentem-se amedrontadas frente à tarefa de aprender algo novo, tão diferente da nossa língua materna. Falta de tempo ou dinheiro são as principais desculpas para evitar o aprendizado, mas você sabia que é possível fazer isso sem sair da sua casa?

A vida tecnológica nos trouxe muitas alternativas. Hoje, pelo seu celular, notebook, tablet ou qualquer aparelho com acesso a internet, é possível ter acesso a diversas alternativas para aprender de graça e no conforto do seu cantinho. Que tal conferir algumas dicas?

YouTube

Seja para você que está começando do zero, que já tem um nível intermediário ou que apenas quer garantir a fluência em gírias e expressões regionais, há inúmeros canais no YouTube que disponibilizam aulas gratuitas e até mesmo suporte via comentários para sanar algumas dúvidas que sobraram. O leque de metologias é imenso, dá para encontrar aquele professor que mais combina com você e aprender do jeito que você achar mais conveniente, ao seu tempo.

Clique aqui para conferir uma lista com alguns canais que disponibilizam conteúdo educativo da língua inglesa, com aulas em português e diferentes modos de aprender. O maior destaque é o professor Gavin, do canal SmallAdvantages, estadunidense que aprendeu português sozinho e agora ensina inglês para brasileiros em seus vídeos.

Duolingo

Um simples aplicativo tirou muita gente do nível zero com exercícios rápidos de tradução, gramática e pronúncia. Com metas diárias e muitos níveis disponíveis, aprender inglês agora está na palma da sua mão, literalmente. Para explorá-lo ainda mais, a versão para navegador (acesse aqui) disponibiliza o menu “imersão”, onde você acessa artigos em inglês e traduz diretamente no site.

Além do inglês, outros idiomas estão disponível para o aprendizado, tais como espanhol e alemão.

Baixe gratuitamente: Google PlayApp Store

Facebook

A rede social não serve só para compartilhar memes da Gretchen e gifs de catiorríneos. Há diversas páginas voltadas para o ensino do idioma e grupos onde você pode conversar, debater e tirar dúvidas. Confira a Eu Falo Inglês, Dicas de Inglês e Achieve Languages. Algumas opções mais engraçadas, como Momentos marcantes da TV brasileira em inglês, traduz cujos memes pois o “hue” não pode se limitar a apenas uma língua.

 

Seriados, filmes e jogos

Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas aprenderam inglês sozinhas apenas assistindo seriados e jogando. Assimilar a legenda com o áudio proporciona um aprendizado triplo, onde você vê a palavra, sua tradução e a pronúncia por um nativo – além de ser um modo mundo gostoso de estudar, né? Através da televisão e cinema americano, também é possível conhecer um pouco mais da cultura e dos costumes dos povos, mas é preciso ser seletivo para diferenciar as informações reais da ficção.

Música

Assim como no parágrafo anterior, esse também é um jeito suave de aprender inglês. Já pensou em traduzir aquele disco antigo dos Beatles ou as músicas novas da Ariana Grande? É um exercício que ajuda muito a fixar palavras e já começar a trabalhar com adaptações de expressões e licenças poéticas. O contrário também é interessante, converter músicas nacionais para o inglês.

Livros

Se você já tem um inglês razoável e deseja melhorar suas habilidades nele, ler pode ser uma boa ideia. Escolha um livro de seu gosto, deixe um dicionário sempre ao lado e comece a aventura. De preferência, comece com exemplares que você já tenha lido em português: mesmo se surgir uma palavra desconhecida, sua tradução será remetida pela experiência prévia com a história. Deixar um caderno e caneta em mãos também é uma boa opção, para anotar aquela palavra difícil e não esquecer nunca mais.

Confira também: 30 sites para baixar livros grátis em inglês

Livros Didáticos

Você já deu uma passada na biblioteca da Uniso? São várias opções para você retirar (ou visualizar diretamente pelo seu computador) e dar início aos estudos. Recomendo o uso do Grammarway para iniciar os estudos. Veja a unidade qual seu nível se encaixa e divirta-se com os exercícios.

Siga-me

Karoline Poss

Sorocabana de 19 anos, estudante do curso de Letras da Uniso e aspirante a escritora. Apaixonada por cinema, música, livros, séries e fotografia, criou em 2012 o blog Elfo Livre onde compartilha artigos, relatos e resenhas sobre os assuntos citados acima, autorias e dicas.
Karoline Poss
Siga-me
Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *