Curso técnico, tecnológico ou graduação: qual escolher?

Compartilhe:

Está em dúvida entre fazer um curso técnico, tecnológico ou graduação e não sabe quais as diferenças entre eles ou o que pode ser melhor para sua carreira? Fizemos um artigo especial que poderá te ajudar muito a tomar uma decisão.

Embora a orientação para o mercado seja uma característica das três modalidades, tanto a graduação quanto o curso técnico e o tecnológico são cursos de natureza muito diferentes. É preciso se atentar aos detalhes para escolher qual é mais adequado para você ou para o momento pelo qual está passando.

No mesmo campo de atuação, pode haver possibilidade de trabalho para profissionais das três diferentes modalidades, caso da construção civil, por exemplo. O profissional pode ser um engenheiro, técnico em topografia ou um tecnólogo em Gestão de Qualidade. Cada um tem características, responsabilidades e remuneração diferentes.

Recém-formado em Engenharia Civil pela Uniso, Victor Silva lembra de ter ficado em dúvida após sair do ensino médio e que, por um atraso de 5 minutos que o impediu de fazer uma prova, desistiu do ensino técnico e partiu logo para o superior. “Cheguei atrasado e, dias depois, passei a ganhar mais no meu emprego e decidi tentar Engenharia”.

Optar pelo ensino superior, segundo ele, foi a melhor decisão em seu caso. “Na Engenharia o mundo é muito diferente, a responsabilidade é maior e você pode assinar projetos muito mais complexos. Valeu a pena, porque hoje sei que é disso que eu gosto”, diz o profissional, que já atua na área em sua região.

Foto: Carolina Prado/Arquivo Pessoal

As diferenças mais visíveis entre graduação, graduação tecnológica e curso técnico são com relação à duração e ao foco profissional. A graduação tem duração média de 4 a 5 anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático. A graduação tecnológica, que também é um curso de nível superior, dura de 2 a 3 anos e tem foco no mercado de trabalho. Já os cursos técnicos – nível médio – duram de 2 meses a 3 anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas específicas.

Conheça as diferenças entre os cursos

Curso técnico

Enquanto os cursos de graduação possibilitam uma visão humanista, além de propiciar o desenvolvimento da visão de planejamento, estratégia e gerenciamento, os cursos técnicos, de maneira geral, formam profissionais para atuação em nível operacional.

Tais cursos podem ser feitos por quem já terminou ou ainda está fazendo o Ensino Médio.

Por outro lado, o curso técnico pode custar menos que a graduação convencional, já que há várias possibilidades gratuitas, ou de custo relativamente baixo comparado a uma graduação.

Por esses motivos muitos optam por fazer um curso técnico e se garantir profissionalmente e depois disso partem para a graduação.

É o caso de Carolina Prado, que se formou em Arquitetura e Urbanismo no fim de 2016. Antes da graduação, ela fez dois cursos técnicos simultaneamente: Desenho de Construção Civil, pela manhã, e Design de Interiores, à noite.

“Pra mim foi ótimo. Sempre achei que queria cursar arquitetura, mas tive muita insegurança e medo de descobrir que não era aquilo que eu queria. Mas, no fim era sim”, diz a estudante, para quem a experiência foi importante para dar visão mais ampla do campo de atuação, além de ter possibilitado emprego na área antes de ingressar no ensino superior.

 

Foto: Carolina Prado/Arquivo Pessoal

Graduação

Há três opções de graduação: bacharelado, licenciatura e curso tecnológico, que falaremos adiante. A graduação é o primeiro nível da formação universitária, que permite o exercício da profissão escolhida.

Enquanto o bacharelado prepara profissionais para profissões específicas, como Jornalismo, Odontologia, Direito, os cursos de licenciatura formam profissionais que desejam se tornar professores que atuarão na educação básica ou aprofundarão conhecimento para atuarem em outros níveis de ensino.

Apesar do investimento em um curso de graduação ser maior, há possibilidades de bolsas e incentivos, além de programas de estágio, que podem ajudar a ter uma vida financeira mais tranquila.

A Uniso tem cerca de 100 cursos de graduação de diferentes áreas. Clique e confira!

Graduação tecnológica

Se o estudante tem o tempo apertado e o dinheiro é curto, mas ainda assim não abre mão de um diploma universitário para incrementar sua carreira, uma ótima possibilidade são os cursos de graduação tecnológica.

O curso tecnológico é de nível superior, porém com o foco na formação profissional, com a vantagem de ter o tempo de duração similar ao dos cursos técnicos.

A graduação tecnológica é voltada para as demandas do mercado de trabalho. O estudante aprende matérias específicas e práticas, diretamente ligadas à profissão que irá exercer. A partir daí, o aluno se capacita para ingressar no mercado de trabalho e também se habilita a cursar uma extensão universitária ou pós-graduação.

Ok, mas qual o impacto da decisão na carreira?

Para quem busca uma situação de empregabilidade rápida, um curso técnico pode ser uma boa alternativa, já que é mais rápido e custa menos.

Entretanto, o estudante tem que levar em conta que, salvo exceções, empregos que exigem nível técnico pagam menos que empregos que exigem curso superior.

Com o curso técnico o estudante não pode ingressar em uma pós-graduação, seja lato ou stricto sensu, MBA e outras. Veja abaixo fatores que podem ajudar a escolher o caminho adequado a seguir.

 

O que levar em conta ao optar entre curso técnico, tecnológico ou graduação?

Planejamento

Para escolher entre uma possibilidade e outra, faça um plano. Considere o quanto pode investir, quanto tempo terá de abrir mão e quais instituições oferecem os cursos que estão em sua mira. A Uniso é a instituição com a maior variedade de cursos de graduação e graduação tecnológica na região.

Pesquisa sobre a profissão

Consulte colegas que já passaram por cursos que pretende escolher e confira os prós e contras de cada modalidade. Pesquise na internet a faixa salarial que cada um deles proporciona. Pesquise como é a relação oferta x procura de emprego de cada uma das carreiras a ser escolhida.

Pesquisa sobre a instituição

Tanto em cursos técnicos, cursos de graduação e cursos tecnológicos, há instituições confiáveis e outras nem tanto. Procure saber sobre a estrutura dos cursos, laboratórios, matriz curricular e titulação dos professores. Além do site das instituições, converse com colegas que estudam ou estudaram lá.

Faça uma projeção da sua vida e carreira

Imagine como seria sua vida se escolhesse cada uma das profissões que geram suas dúvidas. Faça uma lista de prós e contras de cada uma delas, colocando tudo isso no papel. Faça isso levando em conta o quanto terá de investir e qual o retorno que cada profissão proporciona.

Participe de eventos relacionados à área

Em Sorocaba, região e mesmo na Uniso há sempre eventos relacionados a diferentes áreas de conhecimento. Participe, talvez seja uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais da profissão que escolherá para sua vida.

Gostou das dicas? Compartilhe, quem sabe poderá ajudar outro colega com as mesmas dúvidas.

 

Conheça todos os cursos de graduação e tecnológicos da Uniso


Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *