Controle e Automação: alunos criam protótipo de estacionamento automático

Compartilhe:

estacionamento-vertical-automatico-controle-e-automacao-unisoAlunos do curso de Engenharia de Controle de Automação da Uniso desenvolveram, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um protótipo de um estacionamento vertical totalmente automatizado. O projeto é único e inovador no Brasil.

“Nós sabemos que centros urbanos possuem pouco espaço para estacionar veículos. Nosso foco principal foi transformar um estacionamento vertical totalmente automatizado”, conta Robson da Conceição. Ele lembra o caráter inovador da proposta, uma vez que algo parecido é encontrado apenas no museu da Volkswagen, na Alemanha.

Como explica o aluno Ebenezer Souza, o estacionamento funciona da seguinte maneira: o motorista deixa o carro na entrada, onde uma plataforma robótica encaixa no veículo e procura a vaga mais próxima disponível, para otimizar o tempo do processo; depois, retorna ao início, onde fica em stand by para o próximo veículo.

Segundo Amanda Gonçalves, que teve a ideia do estacionamento enquanto ainda cursava o ensino técnico, o projeto começou a ser estruturado há um ano e meio, dentro de disciplinas de prática de pesquisa.

“Ficávamos até 9 horas da noite na casa do Raúl – integrante do grupo – para que a gente pudesse concluir. Ah, mas vai funcionar? Vai, se você tiver determinação, funciona”, conta a aluna, lembrando a importante ajuda que teve de colegas, até mesmo de outros grupos.

Segundo Raúl Felipe, a intenção do grupo é que o projeto não fique apenas no âmbito acadêmico e seja implementado na vida real, no Brasil, uma vez que é inovador. “É nosso projeto empreendedor”, finaliza.

Confira o vídeo com o protótipo em funcionamento

Compartilhe:

Conversas

comentários

2 thoughts on “Controle e Automação: alunos criam protótipo de estacionamento automático

    1. Obg professora, também lembramos de você.
      O robô faxineiro não saiu, mas um estacionamento sim kkkkkk’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *