Como funciona o Enem para o acesso à Universidade

Compartilhe:

Para garantir uma vaga em Instituições conceituadas de Ensino Superior, a nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fundamental. Além disso, o aluno pode conseguir uma bolsa de estudo e também financiamento estudantil. O Exame foi instituído para avaliar o conhecimento dos estudantes que completam o Ensino Médio e ganhou muita importância ao longo do tempo. Ele é fundamental para participar de programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior, como Sisu, Prouni e Fies.

A Uniso utiliza a nota do Enem para o processo seletivo.

 Sisu

Por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Para participar, o aluno precisa ter participado do Enem do ano anterior da prova, não pode ter zerado na redação e se atentar às regras do edital descrito do ano atual.

 Prouni

É um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica para estudantes brasileiros sem diploma (nível superior). Podem participar estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular (se o mesmo for bolsista integral), estudantes com deficiência, professores da rede pública de ensino (que estejam atuando na educação básica). Na Uniso, todas as bolsas oferecidas pelo Prouni são integrais.

 FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo financiar a graduação na educação superior, para estudantes já matriculados em cursos superiores (privados). Para participar, o estudante matriculado precisa ter avaliação positiva nos processos feitos pelo Ministério da Educação.

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *