Como escolher a faculdade certa para uma carreira de sucesso

Compartilhe:

Depois de definir a profissão, escolher a Instituição de Ensino Superior adequada pode ser determinante para uma carreira de sucesso

Passada a fase de definir a profissão dos sonhos, é hora de pensar na Instituição de Ensino Superior mais adequada para os seus desejos e necessidades.

Mas o que deve ser levado em conta ao optar por uma instituição? Há uma série de fatores que podem ajudar, como a reputação da faculdade ou universidade, seu credenciamento no MEC, o nível de seu corpo docente, a indicação de profissionais, entre outros.

Para facilitar sua vida, o Blog do Aluno da Uniso desenvolveu, com a ajuda de estudantes da Universidade de Sorocaba, este conteúdo que poderá ajudar em seu processo de escolha.

A instituição deve ser reconhecida pelo MEC

O primeiro fator a levar em conta é se o a instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso é fácil, basta acessar o site do MEC e procurar as faculdades e universidades que tem em mente.

Cursos com bons indicadores

Pesquise sobre a qualidade do curso das instituições que tem em mente. O INEP divulga anualmente a avaliação de cursos de graduação com escala que vai de 1 a 5. Ela tem como parâmetro o desempenho dos estudantes, infraestrutura, corpo docente, entre outros fatores.

Qualificação dos professores

A qualificação dos professores é um indicativo importante para avaliar um curso de graduação. De acordo com a legislação brasileira, um terço do corpo docente de uma IES deve ser formado por doutores e mestres.  Algumas instituições vão muito além do mínimo exigido. A Uniso, por exemplo, mantém em seu site detalhes sobre os cursos, entre eles a titulação dos professores.

Grade curricular e conteúdo

Verifique a grade curricular, os métodos de avaliação, o conteúdo que será trabalhado ao longo do curso. Tudo isso é relevante para determinar a qualidade da graduação e geralmente está especificado na página das instituições.

O que os alunos acham

Quer saber se a faculdade é boa? Nada melhor do que ouvir a opinião dos próprios alunos. Muitos dos alunos da Universidade de Sorocaba estudam na instituição porque receberam indicação de outros estudantes.

“A Uniso tem um ótimo curso de Arquitetura e vários amigos me indicaram. Depois de 10 meses estudando aqui, simplesmente acho que fiz a escolha certa”, conta o aluno José Virgilio Neto.

O que os profissionais acham

De maneira geral, os profissionais que atuam em sua comunidade são formados em faculdades, universidades ou centros de educação superior de sua região. Converse com eles e procure saber o que têm a dizer sobre as instituições nas quais estudaram.

O que o mercado acha

Vale a pena observar nas principais empresas que pensa em trabalhar em sua região e conferir de onde vêm os profissionais que elas contratam. Umas faculdades possuem mais poder de Network que outras, o que facilita o acesso do profissional no mercado de trabalho.

Pesquise a infraestrutura

Bibliotecas (virtual ou online), laboratórios, clínicas-escola, estrutura para pesquisas, projetos sociais, atividades práticas. Tudo isso deve ser levado em conta ao escolher uma boa faculdade. Em muitos casos, isso pode ser feito virtualmente, como você pode conferir no canal de vídeos da Uniso.

Custo benefício, bolsas e estágios

Escolher uma instituição pelo preço da mensalidade pode não ser uma decisão sábia. É preciso levar em conta a relação custo-benefício. Ainda que não seja a mais barata, a instituição de seu interesse pode ter um bom programa de bolsas ou manter possibilidades de estágio que podem minimizar seu custo. Vale a pena pesquisar e ficar atento às oportunidades.

Intercâmbio, eventos e outros diferenciais

Preste atenção nas oportunidades que a Instituição oferece, como possibilidade de intercâmbio, participação em projetos ou atividades que facilitam o networking. Isso será fundamental para seu ingresso e ascensão no mercado de trabalho. A localização e modalidade de ensino a distância também são diferenciais que se deve considerar.

Condições para entrar

Procure instituições flexíveis. Hoje há possibilidades de ingressar nos cursos em vestibulares no meio do ano e não somente no início. Se você não quer perder tempo, isso é um fator muito importante a ser considerado.

Visite a Universidade

Uniso – Cidade Universitária

A última e uma das dicas principais é visitar a instituição na qual pretende estudar. Ver de perto sua infraestrutura, conversar com alunos e professores pode impulsionar seu interesse pelo curso. A Universidade de Sorocaba mantém um programa de visitas voltado para estudantes de ensino médio da região que tem feito muito sucesso. “O câmpus é incrível, é uma delícia estudar aqui”, recomenda a aluna de Arquitetura da Uniso, Jéssica Ferreira Mota.

Agora que já tem todos os parâmetros para avaliar a instituição de ensino adequada, pegue uma folha de papel, liste todas as instituições que pensou e marque as vantagens e desvantagens de acordo com as dicas do Blog do Aluno da Uniso. Certamente a sua faculdade está entre as três primeiras do seu ranking particular.

Veja também

Baixe o e-book: O guia definitivo para uma redação incrível

Como escolher uma profissão

Porque a faculdade é importante para sua vida

 

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *