Alunos criam parede com garrafa PET

Compartilhe:

alunos-desenvolvem-parede-com-garrafa-pet

Este TCC foi desenvolvido por Paula Kelly de Souza Fernandes , Renata de Souza , Stéfani Savagin de Oliveira, para o curso de Engenharia Civil. Orientador: Walbert Chrisostomo.

Resumo: No âmbito social, as questões ambientais tem se tornado um caso de extrema preocupação, surgindo a necessidade da aplicação de novas técnicas e conceitos com tendência a minimizar os impactos ambientais. Um dos casos que tem causado grave dano ambiental é o consumismo desenfreado de bebidas carbonatadas, pela qual grande quantidade de embalagens é descartada de forma inadequada na natureza sendo responsável por enchentes urbanas e poluições marinhas.

Baixe a apresentação completa

Outro problema enfrentado é a quantidade de resíduos gerados pelas obras, que vem aumentando cada vez mais, prejudicando o meio ambiente. Partindo desse princípio, este estudo teve como objetivo avaliar o método de reutilização das garrafas PET e utilizando agregados reciclados em seu processo, sendo este empregado na área da construção civil como um material substituto do bloco de concreto de vedação.

Aplicando conceitos de engenharia foram estudados dois métodos construtivos de paredes feitas à base de PET, com a finalidade de obter o melhor método construtivo em relação à resistência e economia que foram desenvolvidos com pequenos experimentos.

Foram realizados ensaios de prisma com vinte e oito dias (período de cura), onde foram executados quatro corpos de prova, sendo dois deles as garrafas PET foram preenchidas com terra e os outros dois foram confeccionados com as garrafas vazias.

Contudo, foi concluído que este método pode ser tornar uma alternativa para a construção civil, tendo em vista que seus resultados foram satisfatórios sendo eles seguros, sustentáveis e eficientes.

 

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *