A importância da teoria em sala de aula

Compartilhe:

Todos sabemos: muitos alunos prefere aulas práticas. Entretanto, a aula laboratorial sem embasamento teórico pode ser improdutiva ou não levar aos resultados esperados. A teoria é fundamental para que o aluno possa se tornar um profissional por completo e um ser humano crítico, capaz de argumentar e de planejar.

Veja abaixo por que a teoria é tão importante para a vida acadêmica.

Fundamentação

A teoria nos situa em relação ao objeto de estudo e é capaz de nos guiar para onde devemos e precisamos chegar. Por exemplo: uma opinião sem fundamentação não tem validade. Porém, se você tem argumentos com base em autores que estudaram o tema a fundo, em pesquisas validadas publicamente, em acontecimentos históricos ou em cálculos matemáticos irrefutáveis, seu ponto de vista dificilmente será contestado.

Riqueza de repertório

Quanto mais se lê a respeito de um assunto ou campo de estudo, mais rico se torna seu repertório.  Como profissional formado, será imprescindível o domínio amplo do tema, considerando todos os pontos de vista, mesmo os divergentes.

Aprendendo a aprender

A partir do momento em que você aprofunda o conhecimento teórico sobre o campo de estudo, mais conhece autores e passa a aprender onde poderá, por si só, dados relevantes para o tema. Assim, não importa quanto tempo passe após o estudante concluir o curso, ele será treinado para encontrar informações novas para se manter atualizado.

Facilidade de chegar aos resultados

É muito mais fácil para um músico que conhece a teoria musical tocar uma música com perfeição do que para as pessoas que tocam “de ouvido”. A relação com as áreas que estudamos é a mesma. A fundamentação teórica é que nos permite chegar a resultados que esperamos com mais facilidade. Isso porque um estudioso já desenvolveu um método, encontrou uma maneira eficiente de obter sucesso e oferece métricas para validá-lo.

Iniciação no mundo da pesquisa

Antes de poder ser testado em laboratório e em atividades práticas, todo estudo científico precisa, necessariamente, ser precedido por um bom embasamento teórico, por meio de obras de pesquisadores considerados referência no campo de estudo em questão.

Compreendeu o porquê de o estudo da teoria em sala de aula é importante? Então aproveite ao máximo cada texto, cada documentário, cada apostila, e chegue muito mais preparado para as atividades práticas.

Confira os cursos de graduação da Uniso

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *