A graduação amplia a visão de mundo: veja 7 indícios que provam isso

Compartilhe:

A graduação amplia a visão de mundo? Fizemos esta pergunta a alunos da Uniso e eles nos trouxeram informações reveladoras sobre o assunto.

Converse com quem já fez graduação e terá uma certeza: você é uma pessoa quando entra e outra completamente diferente quando sai. Isto acontece porque, ao se tornar um universitário, sua visão de mundo começa a se expandir. Abaixo, sete indícios que mostram como isso acontece apontados por alunos da Universidade de Sorocaba.

Expansão do conhecimento

O aluno é apresentado a um mundo novo de informações e teorias, vive novas experiências com professores e colegas, conhece pessoas de realidades diferentes. Tudo isso expande o conhecimento e nos apresenta a uma nova realidade. É uma das grandes revoluções no pensamento que o ser humano experimenta ao longo da vida.

“Eu consigo perceber mais o mundo à minha volta, muito por conta do curso que eu faço. A gente compreende melhor como o mundo funciona, como as pessoas funcionam. Tudo o que a gente faz vai impactar na vida delas, assim como a faculdade pode impactar em nossas vidas para o futuro”, comenta Yanca Rodrigues, aluna de Artes Visuais.

 

Interrogações na cabeça

Ao mesmo tempo em que novas perguntas começam povoar a cabeça, as velhas respostas já não satisfazem nosso desejo de compreender o mundo. Assim, percebemos que tudo é muito mais profundo e complexo do que pensávamos antes da graduação.

“A faculdade faz o aluno ampliar a percepção sobre a realidade, criando não um ser humano travado, mas um ser humano que questiona, que busca crescer”, explica Gabriel Camargo, aluno de Artes Visuais.

Conexão entre as áreas de conhecimento

Você percebe que aquela divisão entre quem é de humanas e quem é de exatas ou biológicas é relativa e que, em determinado momento, você terá de compreender ainda que seja o mínimo da realidade de outras profissões.

“Eu já tive vontade de estudar filosofia, psicologia e hoje eu vejo que tem um pouco de cada coisa em tudo. Eu vim com uma ideia da música, pensava que era só tocar e cantar; e hoje eu vejo que tem toda a história da música, todo um contexto, então está servindo muito para eu ampliar meu conhecimento”, conta no vídeo abaixo Luane Tejo, aluna de Música.

Aumento do repertório

O jovem de hoje é cercado por informações por todos os lados, mas é na Universidade que ele as obtém de forma mais confiável, com rigor científico, segundo o aluno Gabriel. Assim, pode aprofundar seu conhecimento com informações a partir de fontes valiosas, como seus colegas, professores e as obras que eles indicam como referência.

Pensamento de profissional

A partir da graduação, o estudante sabe que é seu momento de aprender tudo aquilo que será importante para sua carreira e já começa a pensar como profissional.

“Nosso desempenho em sala de aula é completamente diferente do ensino médio. Você aprende o que você quer focar na vida. Na faculdade a gente consegue aprender aquilo que a gente quer, o que está no curso, o que a gente se interessa. É bastante importante, as pessoas, o mundo, tudo fica completamente diferente”, comenta Thainá Duarte Godoi, de Engenharia Ambiental.

Mais valor ao dinheiro

Xerox, alimentação, transporte, moradia. É longa a lista de despesas para quem está na graduação. Por isso, o universitário, principalmente aquele que não se dá o luxo de apenas estudar, sabe o quanto tem de aprender a controlar seu dinheiro. E isso o ajudará no planejamento financeiro para o futuro.

Percepção sobre a diversidade

Se em uma sala com quatro pessoas ninguém é igual, imagine em uma instituição com cerca de 10 mil alunos das mais diferentes áreas. Tem gente de todo tipo e isso faz com que os alunos comecem a entender e a respeitar melhor as diferenças.

Estes são apenas sete indícios claros de que a graduação contribui para a ampliação da visão de mundo, mas há muitas outras experiências que nos transformam ao longo dos anos na vida acadêmica. Certo mesmo é que após pisar na Universidade pela primeira vez, jamais seremos os mesmos novamente.

Quer saber mais sobre graduação e se preparar para estas transformações? Inscreva-se e receba nosso conteúdo periodicamente.


Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *