5 fatores para avaliar se o MBA é a pós ideal para você

Compartilhe:

O MBA (Master in Business Administration) é um modelo de pós-graduação Lato Sensu voltado para negócios com status de especialização. Nos últimos anos, vem ganhando cada vez mais espaço nas instituições de ensino superior e se apresentando como diferencial no mercado brasileiro.

Dos cerca de 100 cursos de pós-graduação da Uniso, há em torno de 40 cursos de MBA que abrangem diferentes áreas do conhecimento.

Com o grande número de possibilidades, é natural que muitos tenham dúvidas sobre que modelo de pós-graduação escolher.

Se você faz parte deste grupo, vale a pena definir seus objetivos profissionais para os próximos anos. Tente imaginar que perfil de profissional você pretende ser, em que área gostaria de atuar, se almeja se candidatar para vagas que exijam alto grau de qualificação ou se pretende empreender e criar seu próprio negócio. Escreva sobre isso.

Com seus objetitos no papel, fica mais fácil planejar e pensar em um curso de MBA. A partir daí, para escolher um entre as diversas possibilidades, é preciso levar em conta alguns fatores. Aqui, falaremos sobre cinco deles.

Objetivos relacionados ao MBA

A primeira avaliação a ser feita é se um MBA é o que realmente você está buscando. Há diferentes modelos de pós-graduação e este é apenas um deles. Se você pretende ser um executivo em uma empresa ou gerir seu próprio negócio, este é o modelo de pós-graduação de que você precisa. Entretanto, se sua vocação é acadêmica e se interessa mais por pesquisa científica, o Mestrado e o Doutorado podem ser as escolhas adequadas.

Cenário favorável

Ao escolher um MBA, procure analisar o mercado em que você almeja atuar, para entender as demandas e necessidades regionais, as áreas carentes ou setores que necessitam de capital humano especializado. Lembre-se: a especialização exige tempo, dinheiro e outros recursos. Assim, quanto melhor analisar o cenário, maiores as chances de fazer uma escolha correta. 

Uso prático na profissão

Para escolher um curso de MBA você deve levar em conta se o conteúdo poderá ser utilizado em sua profissão. Se você atua em uma área que exige novas habilidades, deve encontrar um curso que atenda a estas necessidades. Por outro lado, se você pretende mudar de área e necessita das técnicas oferecidas pelo curso, certamente será um diferencial competitivo em sua nova jornada. Por não fazer esta análise, muitos cursam pós-graduações cujo conteúdo não é utilizado no decorrer da carreira.

Corpo docente

Para escolher um curso de especialização, outro fator a ser considerado é o corpo docente. Na Uniso, a maioria dos professores é formada por mestres e doutores. Além disso, muitos deles se destacam também no mercado. Uma vez que o foco do MBA é em negócios, esta peculiaridade possibilita a transmissão de uma visão prática de sua área de atuação aos alunos.

Perfil dos alunos

Outro detalhe a ser levado em conta ao escolher um MBA não diz respeito necessariamente à instituição de ensino, mas sim aos alunos que fazem ou já fizeram o curso de seu interesse. Se por um lado a experiência deles pode ser positiva, por outro não podemos nos esquecer de que é uma oportunidade de criar uma valiosa rede de contatos. Um aluno que atua em uma organização de destaque no mercado pode se tornar não apenas um colega de classe, mas seu companheiro de profissão ou parceiro de negócios.

Na Uniso, a pós-graduação é modular, o que facilita o contado de alunos com muitas pessoas de diversas áreas e em diferentes períodos, o que aumenta significativamente as possibilidades de Networking.

Certamente, outros fatores são importantes e podem ajudar na escolha de um curso de especialização ou MBA. Se você tem dúvidas, compartilhe-as com a gente para enriquecer ainda mais este artigo e transformá-lo em conteúdo útil para outros estudantes que possam estar na mesma situação.

Conheça os cursos de Pós-Graduação da Uniso

Compartilhe:

Conversas

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *